ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Nossa História

itaguaru_quemsomos1

No mês de julho de 1946, surgiu a ideia da formação do povoado pelos fazendeiros Napoleão Pires de Barros e Urgélio Teixeira, nas imediações de suas propriedades, visando facilitar o intercâmbio com as cidades vizinhas e possivelmente uma maior valorização das terras que eram de excelente qualidade.

Aprovado o plano de fundação, foi escolhido o local denominado ”Chapadão”, por ser uma bela planície, na fazenda Santo Antonio do Curral Queimado.

Os fundadores obtiveram dos demais proprietários locais a doação de 06 (seis) alqueires de terras à Prefeitura Municipal de Jaraguá, município a que pertenciam, procedendo-se à abertura do loteamento para a zona urbana, sob a orientação do agrimensor Jarbas Campos Arantes.

O povoado de “Chapadão” recebeu grande impulso progressista, oriundo da excelente qualidade de suas terras para a agricultura e pecuária, atividades que se tornaram a base econômica da localidade.

Pela Lei Municipal nº 31, do ano de 1952, o povoado obteve a condição de distrito, com o nome de ITAGUARU, tendo sua origem recaída na escolha do nome pelo prefeito de Jaraguá, Sr. José Peixoto da Silveira, que tirou dos seguintes nomes: ITA de ITAberaí, GUA de JaraGUÁ e RU do rio URU (rio que banha a região), formando as três partes do nome ITAGUARU. O município foi criado pela lei nº 2.101, de 14/11/1958 e instalado em 01/01/1959, sendo nomeado prefeito interino municipal pelo Governador do Estado, na época, o Sr. Morbeck José de Andrade.

No ano de 1.962 o termo Judiciário de Itaguaru passou a Comarca, tendo como 1º juiz de direito o Dr. Biron Seabra Guimarães e como Promotor de Justiça o Dr. Wadson Sarmento de Melo.

O primeiro prefeito municipal constitucional foi o Sr. Napoleão Pires de Barros, e como vice-prefeito o Sr. Oscar de Oliveira Barbosa.

O município de Itaguaru está localizado na zona fisiográfica de Mato Grosso de Goiás, e limita-se com os municípios de Heitoraí, Itaberaí, Jaraguá, Uruana, Itaguari e Taquaral de Goiás.

Os cidadãos que residem neste município são denominados cidadãos itaguaruenses.

A Prefeitura Municipal de Itaguaru é subdividida em secretarias e departamentos, e o objetivo da administração pública municipal é, em sentido prático ou subjetivo, proporcionar e assegurar a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a educação, a cultura, a saúde e o bem estar da população em geral.