Plano de Governo

PLANO DE GOVERNO EURÍPEDES POTENCIANO DA SILVA

1 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Educação básica de qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, como mostramos a seguir:

1.1 – Valorizando o mestre

Programa de valorização dos professores que envolverão a realização de cursos, seminários e conferências de atualização e aperfeiçoamento; revisão e reformulação do plano de carreira do magistério.

1.2 – Educação Infantil

Conclusão e funcionamento dos Centros de Educação Infantil, creche Municipal também é um compromisso do nosso governo.

1.3 – Projeto Alunos na Faculdade

Criar projeto de lei Aluno na Faculdade, que beneficiará os cinco (05) melhores alunos do ensino médio com bolsa integral ate a conclusão do ensino superior.

Projeto que o município apresentara a câmara municipal que contemplara os cincos (05) melhores alunos que obtiverem as melhores notas alcançadas e média a ser pré-definida pela coordenação escolar e com a melhores resultado de frequência escolar.

1.3.1– Ampliar e melhorar o sistema de transporte universitário, dando oportunidades de acesso a melhores cursos.

1.4 – Outras Ações na Educação

• Implantar gradativamente através de convênios com entidades públicas ou privadas o ensino Técnico profissionalizante em áreas como, por exemplo:

Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Energia Renováveis, Corte e Costura, Modelagem, para os jovens que estejam concluindo o ensino médio; cursos que colocaram estes jovens no mercado de Trabalho em empresas que atuam em nosso estado; capacitando assim, manteremos os nossos filhos da Terra próxima de seus Familiares e em nossa cidade.

• Promover campanhas para erradicar o analfabetismo;

• Informatizar as escolas e proporcionar acesso gratuito à internet sem fio;

• Ampliar, reformar escolas construindo novas salas para atender o aumento da demanda escolar;

• Ofertar e ampliar o transporte escolar para atender as demandas do município;

• Priorizar a qualidade e variedade nos alimentos da merenda escolar;

• Reequipar as escolas com novas carteiras, armários, quadro etc.

2. SAÚDE HUMANIZADA, ÁGIL E RESOLUTA

A grande mudança e melhoria nos serviços públicos de saúde passam obrigatoriamente pela humanização do atendimento. Desde a recepção nas unidades de saúde até o atendimento médico, o serviço público será realizado com zelo e respeito ao cidadão itaguaruense.

A valorização de todos os profissionais que atuam na saúde, independente de sua categoria profissional, será um dos pilares dessa transformação.

Além disso, o atendimento na saúde pública será mais rápido e eficiente, reduzindo o tempo de espera para atendimentos de exames e consultas.

2.1 – Ações na área da saúde.

• Fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde;

• Renovar e ampliar o número de veículos tipo Ambulâncias em nosso município;

• Reequipar o Hospital Municipal;

• Implantação e instalação do Atendimento Central do Consultório Odontológico do Programa Saúde Bucal. Assim aumentando a demanda de atendimentos e prestando um melhor serviço a população;

• Eficiência e dignidade na remoção e transporte de pacientes, especialmente aqueles que fazem hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia, por meio da Linha da Saúde e novas ambulâncias;

• Aperfeiçoar ações visando monitorar a saúde das gestantes, acompanhamento no pré-natal e do recém-nascido nos seus primeiros meses de vida e combater as doenças com medicina preventiva;

• Melhorar o atendimento de saúde, visando reduzir o tempo de espera para atendimento, consultas e exames;

• Implantar rede 100% informatizada na área de saúde;

• Melhorar programas de atenção ao idoso; de combate ao tabagismo e de orientação para evitar a gravidez precoce;

• Cadastrar todos os pacientes de uso contínuo de medicação controlada, para distribuição personalizada de medicamentos, para que os usuários não tenham interrupção em seu tratamento;

• Implantação do Centro Cirúrgico no Hospital Municipal.

3. RESPEITO AO CIDADÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO PODER

É nosso compromisso realizar uma gestão aberta, transparente e democrática;

Decisões de maior relevância e que evolvam investimentos, serão tomadas a partir da realização de audiências públicas com a comunidade interessada. A democracia será exercida em sua plenitude.

3.1 – Outras Ações

• Incentivar a participação popular nos diversos Conselhos Municipais;

• Humanização e eficiência do atendimento ao contribuinte;

• Melhorar a disponibilização de informações atualizadas na internet sobre todas as receitas e despesas realizadas pelo governo, em linguagem acessível aos cidadãos.

4. GESTÃO ADMINISTRATIVA EFICIENTE, HONESTA E TRANSPARENTE

4.1 – Qualidade no Atendimento ao Cidadão.

Programa desenvolvido junto à equipe de servidores do Município e coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos, com o objetivo de aperfeiçoar, racionalizar e agilizar o atendimento ao contribuinte e cidadão em todos os órgãos da administração municipal.

4.2 – Programas de Desburocratização.

Adoção de sistema inovador de organizações e métodos que irá revisar todos os procedimentos e trâmites administrativos, eliminando exigências dispensáveis e criando soluções para desburocratizar e dar eficiência e rapidez ao serviço público.

4.3 – Modernização Administrativa.

• Valorização do servidor público;

• Equipar e Integrar os órgãos por meio de rede 100% informatizada;

• Manter e ampliar a frota com novos veículos para administração pública;

• Realizar e ampliar os convênios e atendimentos dos programas sociais do Governo Federal e Estadual em nosso Município tais como: (BOLSA FAMÍLIA PETI, CRAS, CREAS, SAÚDE BUCAL, PSF E PROGRAMADO LEITE).

5. ASSISTÊNCIA SOCIAL

QUEBRA DO CICLO DA POBREZA E DA MISÉRIA.

A quebra do ciclo da pobreza envolve a priorização de três áreas: Educação de qualidade, planejamento familiar e pesquisa. Esta é uma tarefa que envolve esforços conjuntos e coordenados das secretarias de educação, saúde, ação social, cultura e esporte.

5.1 – Projeto Prato Cheio e Nutrindo Melhor.

Criar projeto de lei e enviar para câmara municipal, que beneficiará as famílias no estado de vulnerabilidade com o Projeto Prato Cheio e Nutrindo Melhor, com a distribuição de Cestas Básicas, sopão, peixes, carnes, Frutas e verduras, projeto que será implantado gradativamente conforme disponibilidade de recursos no orçamento.

Realizar e ampliar os convênios e atendimentos dos programas sociais do Governo Federal e Estadual em nosso Município tais como: (BOLSA FAMÍLIA PETI, CRAS, CREAS, SAÚDE BUCAL, PSF E PROGRAMADO LEITE).

5.2 – Principais Ações

• Implantar programa de planejamento familiar, abordando temas como gravidez precoce, prevenção de doenças, controle financeiro e capacitação profissional;

• Desenvolvimento de um programa efetivo de prevenção ao uso de drogas;

• Fortalecer os conselhos municipais antidrogas, de assistência social e dos direitos da criança e adolescente;

• Desenvolver os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS;

• Aperfeiçoar os programas de atenção aos idosos e portadores de necessidades especiais;

• Desenvolver programas de proteção aos direitos da mulher;

• Desenvolver programas de aproveitamento de alimentos;

• Manter e ampliar através de projeto de lei os programas de inclusão e promoção social;

• Manter o programa da lavoura comunitária.

6. QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

6.1 – Programa “Itaguaru ainda mais Limpo”

O bom exemplo começará internamente, pois a Prefeitura, em todos os seus Departamentos e secretarias, procederá à correta separação do lixo, inclusive lâmpadas, óleo usado e baterias.

Implantação de um moderno e eficiente sistema de separação do lixo reciclável e orgânico nas residências e empresas.

O programa envolverá um amplo trabalho de educação ambiental, a ser desenvolvido nas escolas municipais e nos demais programas mantidos pelo Município, além das campanhas de conscientização.

6.2 – Regularização do aterro sanitário com implantação de novas trincheiras para deposito do lixo domestico.

6.3 – Estruturação da Secretaria do Meio Ambiente facilitando o acesso a orientação técnica de boas praticas ambientais e ao licenciamento ambiental.

7. PROGRAMA “ÁGUA BOA”

A Gestão terá como princípios o acompanhamento e cobrança da empresa concessionaria da prestação do serviço para o fornecimento continuo e sem interrupção da AGUA BOA, e de qualidade para população; e ampliação no abastecimento nos novos setores que estão em implantação.

8. PROGRAMA “PRAÇA ATIVA”

Compreende ações de valorização, aproveitamento e recuperação de praças, além de obras de recuperação e paisagismo para preservar o patrimônio público.

Realizar trabalho de conscientização, visando à valorização dos investimentos públicos, no sentido de combater o vandalismo e criar mecanismos para a conservação e manutenção dos Complexos e Prédios Públicos.

8.1- Revitalizar a praça Joaquim Moreira Damasceno e implantar quiosques para atendimento da população, servindo comida e bebidas.

8.2- Disponibilizar internet aberta e gratuita nas áreas de lazer.

9. CULTURA, ESPORTE, LAZER E EVENTOS

Colocar a disposição da comunidade o espaço público municipal e promover a inclusão da população em geral ao esporte, lazer, cultura e eventos.

9.1 – Esporte e Lazer.

Investimento para o incentivo e inclusão dos jovens e adultos na pratica do esporte, com aquisição de materiais e equipamentos esportivos.

Valorizar a Juventude com a criação de área de lazer no Parque Ambiental e Esporte, com a construção do Campo Society, liberação em horário regulados, para diversão com som automotivo.

Continuar os campeonatos municipais de futebol de campo, futebol de salão, etc, com premiação aos vencedores.

10. MORADIA DIGNA PARA TODAS AS FAMÍLIAS

Trabalhar para a erradicação de sub-habitações de forma que nenhuma família itaguaruense viva em condições precárias e sem qualidade de vida.

10.1- Construção de moradias para pessoas de baixa renda e destruição de lotes.

10.2- Continuar o programa de Regularização Fundiária, fazendo com que todos os imóveis da cidade sejam devidamente escriturados e registrados.

11. INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Projeto de lei de incentivo e atração ao desenvolvimento econômico do município e geração de emprego e renda.

11.1 – Área Industrial Modelo.

Trabalhar para implantação e distribuição de um espaço (área industrial) para a consolidação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor industrial e prestadores de serviços da região, que queiram se instalar em nosso município. Empresas estas de todos os segmentos, mas priorizando o ramo de confecções, atendendo a vocação da nossa região.

12. AÇÕES PARA A AGRICULTURA E PECUÁRIA

• Prestar orientação técnica aos produtores rurais sobre o quê, quanto e onde plantar ou criar, visando aumentar a produtividade e lucratividade;

• Criar canais de comercialização adequados aos produtores rurais;

• Criar projetos que visem a atender o pequeno produtor, assim como a agricultura familiar;

• Incentivar atividades de pesquisa da banana maça e fomento à diversificação das culturas agrícolas e pecuárias, para reduzir a dependência da economia municipal a fatores sazonais adversos, incidentes sobre determinado produto;

• Organizar patrulhas mecanizadas para prestação de serviços em parceria com os produtores nos cortes de terra para plantação.

13. ESTRADAS RURAIS

Readequação e reforma de todas as estradas rurais do município. O projeto será realizado com maquinário próprio ou num sistema de terceirização de prestação de serviço, com isso, a Prefeitura vai melhorar de imediato as condições de transporte, facilitando o transporte escolar e o escoamento da produção.

14. SERVIÇOS URBANOS

Ampliar a qualidade dos serviços urbanos, especialmente a pavimentação e as operações de tapa-buraco, maximizando a durabilidade dessas obras de infraestrutura.

14.1- Asfaltar e fazer calçadas nos setores Raio de Sol, Raio de Sol I e Setor Novo Eldorado.

14.2- Ampliação e revitalização da área do Cemitério Municipal, com arruamento e jardinagem.

15. PLANEJAMENTO E VISÃO ESTRATÉGICA DO FUTURO

Mudanças de verdade exigem a participação de todos. E é esse o papel do Poder Público Municipal: estimular a participação da sociedade num grande projeto de desenvolvimento de médio e longo prazo, que represente a solução permanente de problemas na saúde, educação, segurança, habitação e meio ambiente, entre outros.

Não é todo dia que temos a oportunidade de mudarmos as vidas de centenas de crianças, de oferecer a oportunidade de se desenvolverem intelectual, física e socialmente, dando-lhes oportunidades que de outra forma não teriam.

Oportunidade de crescer, como pessoas e cidadãos de bem, de se tornarem pessoas sempre dispostas a aprender, de terem uma saúde melhor, de construírem o próprio futuro através do conhecimento.

A força da educação está na enorme capacidade de mudança que ela pode gerar, tanto no indivíduo quanto na sociedade. Vamos trabalhar para que todas as crianças de nossa cidade tenham acesso à educação ainda melhor.

A realização desse sonho exige planejamento sério e adequado. Mais do que isso, exige a participação de todos, num grande mutirão de cidadania. Este é o nosso sonho e nossa luta é constante para torná-lo realidade.

Eurípedes Potenciano da Silva/Oscar Martins dos Santos