1

Programação conta com oficinas, cursos, mostras de filmes e exposições

Com a chegada da primavera tem início também a 11ª Primavera dos Museus em 932 instituições pelo País. Ao longo da semana, o evento promove 2,5 mil atividades culturais coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).

Confira a programação completa, que terá exposições, mostras de filmes, cursos, oficinas e diversas outras atividades.

Esta é a edição com o maior número de participantes desde a criação da Primavera dos Museus, em 2007. São 932 instituições em 417 cidades de 25 estados e do Distrito Federal com programação especial até o próximo domingo (24). Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de instituições participantes.

As narrativas da memória e histórias de cada uma das instituições serão apresentadas ao público em diversas dinâmicas. O tema Museus e Suas Memórias inspira os museus do País a fortalecerem seus laços com a comunidade local. Segundo o Ibram, a ideia é olhar para dentro e refletir, junto às populações, sobre os processos e resultados de sua própria constituição e produção.

Ao abordar a relação do museu com suas memórias, o Ibram também destaca a criação do primeiro museu do Brasil, o Museu Nacional no Rio de Janeiro (RJ), que completará 200 anos em 2018.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura